O que é um gelato?
A palavra “gelato” vem do italiano e significa sorvete. No Brasil, representa o sorvete artesanal, que é fabricado de modo italiano. Dessa forma, a palavra também pode ser utilizada como uma estratégia de marketing.
Esse é produzido à base de produtos derivados do leite, açúcar, água e ar. Sendo a quantidade de açúcar variada de acordo com o sabor e a quantidade de gorduras. Por ser produzido diariamente, não faz uso de conservantes.
Principais diferenças entre gelato e sorvete
- Qualidade dos ingredientes:
Apesar de terem a fabricação derivada dos mesmos ingredientes: açúcar, leite, ar e água, a qualidade dos produtos utilizados no sorvete e no gelato é diferente. Por ser produzido diariamente, o gelato utiliza produtos frescos, enquanto o sorvete utiliza espessantes, emulsificantes e gordura hidrogenada.
- Temperatura
O gelato possui uma taxa menor de gordura do que o sorvete, sendo assim pode ser mantido a uma temperatura mais elevada, variando entre -12°C a -14°C. Já o sorvete necessita ser mantido a uma temperatura de aproximadamente -25°C.
- Quantidade de ar
O ar aumenta a quantidade de produção, sendo assim, é utilizado na fabricação de ambos, porém, enquanto no gelato é inserido entre 25% e 30%, no sorvete pode ser inserido até mais de 50%.
- Sabor e cremosidade
Por ser mantido a uma temperatura mais elevada, o gelato se torna mais cremoso que o sorvete. Ademais, passa a ser mais saudável, já que não utiliza espessantes, emulsificantes e gordura hidrogenada, além de ser mais saboroso, já que o sabor do sorvete é comprometido pela quantidade do ar e pela qualidade dos produtos, sendo menos evidente do que no gelato.